Kart
23/04/2017 08:36

Piloto espanhol de 10 anos morre após acidente durante treinos livres no kartódromo de Alonso

Gonzalo Basurto sofreu um grave acidente durante treinos livres para um campeonato de kart no kartódromo Fernando Alonso, administrado pelo bicampeão mundial. O piloto de 10 anos foi levado ao hospital, mas não resistiu
Warm Up / VITOR FAZIO, de Porto Alegre
 Gonzalo Basurto morreu após um acidente de kart (Foto: Reprodução)

O domingo (23) começou de forma triste. Gonzalo Basurto, kartista de 10 anos de idade, morreu depois de sofrer um grave acidente no kartódromo Fernando Alonso, localizado na cidade espanhola de La Mogral. O incidente aconteceu neste sábado durante treinos livres para o Campeonato Asturiano de Kart e o jovem piloto não resistiu aos ferimentos.
 
Basurto precisou ser reanimado já na pista depois de sofrer uma parada cardíaca. O piloto foi estabilizado, o que permitiu o translado até o Hospital Central de Asturias. Mesmo assim, o estado era considerado muito grave pelos médicos. O anúncio da morte veio através da Federação Espanhola de Automobilismo.
 
Ainda não há informações sobre o que causou o acidente de Basurto, nem sobre a extensão das lesões sofridas.
Gonzalo Basurto morreu após um acidente de kart (Foto: Reprodução)

A tragédia foi um choque para Alonso, que está distante. O espanhol foi para o estado americano do Alabama para acompanhar uma corrida da Indy, parte do processo de adaptação para as 500 Milhas de Indianápolis. De lá, se disse “destroçado” através das redes sociais. O piloto da McLaren tem uma coletiva marcada para este domingo. Em teoria, para falar sobre automobilismo.

"Acordo de madrugada em um dos dias mais tristes. Destroçado. Mando daqui um abraço enorme à família de Gonzalo e do kart", escreveu.
 
O kartódromo Fernando Alonso, iniciativa do próprio piloto, foi inaugurado em 2011, junto ao museu que conta a história do primeiro campeão espanhol da F1. O complexo fica na cidade asturiana de La Mogral, próximo de Oviedo, onde Alonso nasceu.

O fim de semana do automobilismo já havia começado de forma trágica. O Targa Florio, tradicional rali italiano, foi cancelado após duas mortes na sexta-feira.
PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?