F3

Samaia se impõe na primeira vez da F3 Brasil no Velo Città e conquista pole-position para corrida 1

Líder do campeonato, Guilherme Samaia foi o mais rápido na sessão classificatória da F3 Brasil no Velo Città nesta sexta-feira (2) e conquistou o direito de largada da pole-position para a corrida inaugural da categoria-escola no circuito do interior paulista
Warm Up / ÍCARO LEAL, de Jacareí
 Guilherme Samaia é pole na etapa 1 da F3 Brasil no Velo Città (Foto: Luca Bassani)
 

Inaugurado em junho de 2012, o autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, está recebendo pela primeira vez uma corrida da F3 Brasil. E quem tratou de colocar o nome como primeiro pole-position da categoria na pista do interior de São Paulo foi Guilherme Samaia, que também lidera o campeonato em 2017.
 
Samaia garantiu o lugar de honra do grid de largada para a primeira corrida ao virar 1min20s224. O segundo lugar ficou com Artur Fortunato, a 0s660 do primeiro colocado. Giuliano Raucci fechou o top-3 com uma diferença de 0s750. Os irmãos Murilo e Marcel Coletta encerraram em quarto e quinto lugares, respectivamente.
 
"Achei uma pista muito legal de andar. É um sentimento muito bom, espero melhorar ainda nessa segunda saída. A pista é travada e vai ser difícil de ultrapassar. Vamos trabalhar nessa primeira corrida e quem sabe legar mais para trás na segunda prova com a inversão do grid", comentou o piloto pole-position.
Guilherme Samaia é pole na etapa 1 da F3 Brasil no Velo Città (Foto: Luca Bassani)
O treino classificatório foi interrompido duas vezes por bandeira vermelha. A primeira delas, ocorreu quando ainda restavam sete minutos para o fim do treino em razão de dois incidentes.  Enzo Elias escapou e acabou na proteção de pneus, enquanto Matheus Sant'anna teve um desencaixe na tampa de combustível e o carro ficou atravessado na pista.
 
No retorno às pistas, após a liberação dela, Murilo Coletta não respeitou a faixa de sinalização na saída dos boxes e foi punido pela direção de prova com a perda de sua volta mais rápida para a classificação final.

Restando cerca de um minuto para o fim da sessão, Murilo escapou no mesmo local em que Enzo Elias saiu da pista e bateu forte com a lateral do carro na proteção de pneus. Com o incidente, o diretor de provas decidiu pelo encerramento dos treinos classificatórios.
 
Agora, os pilotos só voltam à pista neste sábado, para as duas corridas da rodada. A primeira tem largada às 9h (de Brasília), enquanto a segunda acontece a partir das 13h30.
ALONSO ATINGE NOVO PATAMAR NA HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO NA ESPETACULAR INDY 500