F3
06/05/2017 19:16

Samaia domina rodada de Interlagos com duas vitórias e abre 12 pontos na liderança da F3 Brasil

Guilherme Samaia comandou as ações em São Paulo na F3 Brasil. Neste sábado (6), o jovem piloto venceu as duas corridas da rodada em Interlagos e agora disparou na liderança do campeonato. No F3 Academy, Igor Fraga e Enzo Elias venceram
Warm Up / Redação GP, de Curitiba
 Pódio da rodada de Interlagos da F3 Brasil (Foto: Marcus Cicarello)
 

Guilherme Samaia dominou o fim de semana de F3 Brasil em São Paulo. Pole-position da primeira corrida, o jovem liderou todas as voltas, cravou a melhor volta e venceu na manhã deste sábado (6). Na prova complementar, Samaia saltou de sexto para segundo na largada e assumiu a ponta ao fim da primeira volta. Chegou a perder a liderança na segunda largada do dia, mas recuperou no fim e encerrou a rodada dupla como líder isolado da categoria-escola, que viu apenas 11 carros no grid.
 
No F3 Academy, Igor Fraga conquistou a vitória na primeira etapa, enquanto o triunfo da segunda prova ficou nas mãos de Enzo Elias.
 
Na categoria principal, Samaia lidera com 50 pontos, 12 de vantagem para Murilo Colleta, o segundo colocado. Com 24 tentos, Giuliano Raucci aparece em terceiro. Na série de acesso, Marcel Colleta está na primeira colocação, com 42 pontos e é seguido por Enzo Elias e Igor Fraga.
Pódio da rodada de Interlagos da F3 Brasil (Foto: Marcus Cicarello)
Confira como foram as duas corridas da F3 em Interlagos:
 

Na primeira corrida do dia, Guilherme Samaia saltou da posição de honra do grid e não foi incomodado por mais ninguém. As disputas ficaram mesmo por conta de Murilo Colleta e Christian Hahn, que duelaram pela segunda colocação, o que também permitiu a Samaia escapar com folga na frente. Pela F3 Academy, Igor Fraga liderou também e acabou em primeiro na classe de acesso e em quinto no geral.
 
Ainda, a prova inicial aconteceu com pista seca, apesar de uma garoa que atingiu a pista paulistana no começo da manhã. E Samaia começou a disputa sendo seguido por Hahn e Artur Fortunato. 
 
Aí Murilo Colleta logo assumiu o terceiro lugar e alcançou Hahn. Na quinta volta, entretanto, Murilo começou a perder rendimento e foi ultrapassado por Fortunato e Giuliano Raucci. Logo depois, Airton Santos ficou atravessado na pista na volta 10, determinando a entrada do safety-car. Colleta, então, aproveitou para passar nos pits e trocar os pneus de chuva por slicks. Perdeu posições na pista, mas conseguiu alinhar no fundo do pelotão para a relargada.
 
Enquanto isso, Fortunato tentou atacar Hahn pelo segundo lugar na retomada das ações, mas não conseguiu segurar o carro na entrada do ‘S’ do Senna. Hahn também bloqueou roda para evitar o contato e acabou perdendo rendimento e posições, fechando a corrida apenas em oitavo. 
 
Lá na frente, Samaia confirmava a vitória, com 13s de vantagem para Raucci e 14s para Fortunato. Murilo ainda terminou em quarto. 
 
Na F3 Academy, Marcel Colleta até começou bem a corrida, mas não conseguiu segurar o ímpeto de Igor Fraga, que imprimiu um ritmo forte e não demorou a superar o adversário. Marcel ficou com a vitória na classe acesso e ainda foi o quinto no geral.
Guilherme Samaia venceu as duas corridas da rodada de Interlagos da F3 Brasil (Foto: Marcus Cicarello)

Na prova que completou a programação da F3 em São Paulo, Murilo Colleta foi quem largou na frente e segurou a ponta no início. Mas não demorou a ser pressionado por Samaia, até que escapou na tomada da Junção e teve de ceder a liderança ao primeiro colocado no campeonato, que partiu do sexto lugar no grid após vencer pela manhã. Giuliano Raucci também aproveitou e avançou para segundo lugar.
 
No oitavo giro da etapa, Alberto Cesar escapou da pista no fim da reta dos boxes e foi acionada a bandeira vermelha para resgate do piloto e remoção do carro da área de escape. Depois da barreira de pneus recuperada, Raucci largou melhor pelo lado emborrachado da pista e passou Samaia. Murilo, em terceiro, também entrou na briga pela liderança. 
 
Nos cinco minutos finais, Christian Hahn alcançou Murilo, enquanto Samaia vinha na cola de Raucci. Na penúltima volta, Guilherme conseguiu a ultrapassagem no fim da reta oposta, e Hahn também deixou Murilo para trás para garantir o pódio. Na F3 Academy, o triunfo ficou com Enzo Elias.
Rodada de Interlagos da F3 Brasil (Foto: Marcus Cicarello)A próxima etapa da F3 Brasil será disputada entre os dias 2 e 3 de junho, no circuito do Velo Città, em Mogi Guaçu.
EDGARD MELLO FILHO DÁ SHOW NO PADDOCK GP #76. ASSISTA AGORA