F3
02/06/2018 13:35

De forma tranquila, Ticktum vence corrida 1 da rodada tripla de Hungaroring e assume liderança da F3 Europeia

Jovem piloto da Red Bull, Daniel Ticktum mostrou seu talento em pista e levou pra casa a vitória da corrida 1, em Hungaroring. A F3 Europeia segue, neste fim de semana, com a rodada tripla em Budapeste, e conta com mais duas provas no domingo
Warm Up / Redação GP,  de São Paulo
 Dan Ticktum cruza a linha de chegada neste sábado na frente em Hungaroring (Foto: FIA F3)

Daniel Ticktum, piloto da equipe Motopark, conquistou não só o lugar mais alto do pódio pela primeira vez na temporada 2018 da F3 Europeia, em Hungaroring, mas também a liderança do campeonato neste sábado (2). Entre os três primeiros também estavam Guan Yu Zhou e Robert Shwartzman, ambos pilotos da Prema e companheiros de Mick Schumacher na abertura da segunda rodada tripla do camnpeonato.
 
Após ter largado da pole-position, Ticktum só não esteve liderança por poucos momentos na corrida. Logo no início, o britânico viu a ponta ir para as mãos de Marcus Armstrong mas, protagonizando um duelo pela posição, a dianteira voltou para o jovem piloto da Red Bull, enquanto o neozelandês se encaminhou para os boxes.
 
Ralf Aron, então, iniciou a pressão no líder da prova em busca da ponta, mas Ticktum logo abriu uma larga vantagem desde a segunda volta, e não facilitou para o estoniano. Aron, que largou da sétima posição, vinha tendo um bom ritmo de corrida, mas foi punido com acréscimo de 5s por queimar a largada da corrida. O piloto da Prema caiu, então, para a quinta posição depois do fim da prova.
Dan Ticktum venceu a primeira das três corridas da F3 Europeia em Hungaroring (Foto: FIA F3)
Ainda na segunda volta, com pista parcialmente úmida, Ferdinand Habsburg, da Carlin, travou uma disputa com Shwartzman, e o austríaco perdeu o quarto lugar. Na mesma volta, Jonathan Aberdein, da Motopark, rodou na pista e saiu do top-10. 
 
Zhou, buscou manter sua posição no grid, apenas pressionando Aron, que teve os cinco segundos adicionado ao seu tempo de prova depois da bandeira quadriculada. A queda do estoniano para a quinta posição facilitou sua subida e o pódio na corrida. 
 
O terceiro colocado no pódio brigou também com Mick Schumacher. Os dois ficaram muito próximos durante a corrida para, enfim, o alemão conquistar o quarto lugar na Hungria depois de não obter sucesso nos ataques em busca do pódio. Shwartzman tocou, ainda, em Habsburg, mas sem sofrer danos.
 
Sacha Fenestraz, que chegou à etapa magiar como líder do campeonato, largou na 14ª posição e enfrentou uma corrida para recuperar posições. Na primeira volta, o franco-argentino já marcava o décimo lugar e, com o abandono de Habsburg e as ultrapassagens sobre Ben Hingeley e Enaam Ahmed lhe renderam a oitava posição. 
 
O top-10 foi completado por Jüri Vips, Enaam Ahmed, Sacha Fenestraz, Ben Hingeley e Fabio Scherer. As corridas 2 e 3 acontecem neste domingo, às 5h25 e 11h10 (horários de Brasília). 
PADDOCK GP ESPECIAL BAR DO ZÉ #1

AFINAL DE CONTAS, MÔNACO MERECE OU NÃO CONTINUAR NA F1?