F1

Filho de lenda da MotoGP, ex-DTM e protegido da Honda: Red Bull escolhe pilotos para programa Junior em 2019

Nove pilotos são selecionados para o programa Junior da Red Bull Racing em 2019. Entre eles, aparecem Dan Ticktum, Jack Doohan e Lucas Auer, este sobrinho de Gerhard Berger
Grande Prêmio / Redação GP, Campinas
A Red Bull Racing anunciou, nesta terça-feira (5), a lista dos pilotos que vão fazer parte do programa Junior da equipe em 2019. Serão nove pilotos espalhados por diferentes categorias e que visam a oportunidade de assumir uma vaga no cockpit do time austríaco, tetracampeão mundial de F1, no futuro.

O nome mais conhecido da lista é o inglês Dan Ticktum. Vice-campeão da F3 Euro em 2018, Ticktum chegou a ser ventilado como um possível piloto da Toro Rosso em 2019, mas acabou descartado por não conseguir pontos suficientes para a superlicença. Com 19 anos, Dan pela Super Formula neste ano, mesma categoria japonesa em que Pierre Gasly, ex-membro do programa e hoje titular da Red Bull, foi campeão.

Um sobrenome famoso do mundo do esporte a motor está na lista. Jack Doohan, filho de Mick Doohan, pentacampeão mundial de motovelocidade, foi selecionado para o programa. Jack, de 16 anos, já competiu pela Fórmula 4 na Itália, Alemanha e Inglaterra. Neste ano, o australiano vai competir na F3 Ásia.
Vinculado à Mercedes até o ano passado, Lucas Auer vai integrar o programa da Red Bull (Foto: DTM)
Nova fornecedora de motores da Red Bull na Fórmula 1, a Honda também aparece na lista com o protegido Yuki Tsunoda. O japonês de 18 anos foi campeão da F4 japonesa e guiará na Fórmula 3 pela equipe suíça Jenzer. Quem também competirá na categoria e foi selecionado para o programa é o estoniano Jüri Vips, que correrá pela Hitech. 

Entre os selecionados, o mais experiente é o austríaco Lucas Auer. Sobrinho do ex-piloto Gerhard Berger, Auer tem 24 anos e correu na DTM nas últimas quatro temporadas, conquistando quatro vitórias. Outrora vinculado à Mercedes, Auer se juntará à Ticktum na temporada da Super Fórmula. 

Os nomes que completam a lista são Liam Lawson, Jonny Edgar, Harry Thompson e Dennis Hauger. 

A Red Bull mantém o programa Junior desde 2001. Nomes como Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Sébastien Buemi, Jean-Éric Vergne e Carlos Sainz Jr. são alguns dos principais que graduaram até a Fórmula 1.