eSports

MotoGP 19 será lançado em junho e promete foco nos torneios de eSports com maior disputa entre pilotos

A ideia da categoria máxima do motociclismo é se aproximar de outros grandes eventos de eSports que já ganham o mundo

Grande Prêmio / Editorial, de São Paulo


O objetivo do game MotoGP 19, com lançamento marcado para o mês de junho, não é pequeno. A produtora Milestone quer aumentar a qualidade do simulador e, ao mesmo tempo, ganhar espaço nas competições oficiais de eSports. Para isso, o jogo deve vir com muitas novidades e com um foco maior na disputa entre os pilotos. Além disso, servidores dedicados devem permitir que a opção online não sofra com problemas técnicos.

Em 2017, com a versão do jogo daquele ano, a principal categoria de motovelocidade teve o primeiro torneio oficial de eSports. Apesar de um bom número de inscritos, a disputa inédita foi ainda tímida e com pouco espaço no mercado. A premiação não foi em dinheiro, mas sim em prêmios. O italiano Lorenzo Daretti, vencedor no ano, ganhou uma BMW M240i. A competição repetiu a mesma fórmula em 2018, tendo inclusive o mesmo campeão e o mesmo prêmio.

A ideia da categoria, para este ano, é fazer diferente e se aproximar de outros grandes eventos de eSports que já ganham o mundo. Porém, para isso acontecer é preciso evoluir o simulador, algo que já é prometido para 2019. Em trailer lançado no início de março, a produtora já prometeu algumas mudanças drásticas na jogabilidade e também em toda a mecânica das corridas. É a forma de conquistar espaço no universo competitivo virtual.


Os torneios oficiais de eSports entraram na rotina de entretenimento das pessoas, transformando os espectadores em jogadores virtuais. Estes games conseguiram espaço não apenas nos videogames, mas também em sites de streamings, em casas de apostas online e até mesmo em canais de esportes tradicionais. O canal de eSports do SporTV, por exemplo, já transmitiu algumas partidas do campeonato mundial de F1 virtual. A categoria da MotoGP sabe da importância, e também quer fazer parte disso.

Servidores e I.A. nova

Entre as novidades confirmadas pelo jogo, estão dois pontos que já chamam a atenção de alguns fãs. A produtora Milestone confirmou que um novo sistema de servidores dedicados promete trazer maior estabilidade aos jogos online. Dessa forma, os torneios e corridas devem ganhar mais espaço no cenário multiplayer. No entanto, como irá funcionar ainda é uma incógnita e apenas no lançamento será possível entender melhor.



Outra informação nova é a inteligência artificial do jogo, que vai apostar em um sistema inovador e nunca utilizado em simuladores. Chamado de A.N.N.A., essa nova tecnologia promete fazer com que os pilotos controlados pelo computador desafiem ainda mais os jogadores. Eles seriam mais inteligentes e aprenderiam conforme o jogo vai avançando, e assim trazendo um desafio cada vez maior.

A baixa qualidade da inteligência artificial do jogo sempre foi criticada nas edições anteriores. Por isso, a Milestone acredita que esta nova tecnologia possa ser um passo maior do MotoGP 19. Além disso, o aumento da competitividade pode fazer com que o número de jogadores interessados em competir no cenário de eSports também aumente. No entanto, é preciso esperar pelo lançamento do game para entender melhor o funcionamento. Pelo trailer, já é possível esperar novidades boas em junho deste ano.