Endurance

Conway/López vence Alonso/Nakajima e coloca Toyota #7 na pole das 6h de Silverstone

Mike Conway, José María López e Kamui Kobayashi, trio do Toyota #7, superou os companheiros de equipe para ficar com a pole-position das 6h de Silverstone, que acontecem neste fim de semana. A diferença ficou em 0s411
Warm Up / Redação GP, de Curitiba
 Toyota #7 vai largar da pole nas 6h de Silverstone (Foto: FIAWEC)
A classificação para as 6 Horas de Silverstone, terceira etapa da temporada 2018 do Mundial de Endurance, foi uma vez mais marcada pela intensa luta entre os dois carros da Toyota, e quem levou a melhor, neste sábado (18), foi o trio Mike Conway, José María López e Kamui Kobayashi, do carro #7. 
 
Conway superou Fernando Alonso - que divide o Toyota #8 com Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima - nas duas primeiras tentativas por dois décimos, antes de López registrar uma marca oito décimos melhor que a de Nakajima. E isso resultou em uma média de 1min36s895, contra 1min37s306 dos colegas de equipe. A diferença, portanto, ficou em 0s411. Nakajima teve o melhor tempo anulado depois que abusou dos limites de pista. 
 
A SMP dominou a segunda fila do grid, com o carro #11 de Mikael Aleshin, Vitaly Petrov e Jenson Button saindo em terceiro, à frente de Stéphane Sarrazin e Egor Orudzhev, no #17. O Rebellion de Mathias Beche, Thomas Laurent e Gustavo Menezes fecha o top-5 da classe LMP1.
Fernando Alonso acompanha classificação em Silverstone. O espanhol larga em segundo (Foto: FIAWEC)
O outro Rebellion, de Neel Jani, Andre Lotterer e Bruno Senna, sai em sexto. O brasileiro está fora por ter fraturado o tornezelo direito, depois de um forte acidente durante o primeiro treino livre na sexta-feira
 
Na LMP2, a dupla Jazeman Jaafar e Nabil Jeffri, da equipe Jackie Chan DC, conquistou a pole-position. Jaafar obteve a melhor marca da categoria em 1min44s732, mas foi a média de 1min44s896 que valeu a posição de honra. O brasileiro André Negrão, que compartilha o Alpine/Gibson #36 com Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet, sai de 11º. 
 
A classe GTE acompanhou também uma dura disputa entre a Ford e a Aston Martin, mas foi o clássico carro americano que cravou a posição de honra, com Stefan Mücke e Olivier Pla - é a segunda pole consecutiva da dupla em Silverstone. Pla foi responsável pelo tempo mais rápido em 1min55s658, enquanto a média ficou em 1min55s727. 
 
Já marca inglesa protagonizou sua melhor performance até aqui em classificação, obtendo a segunda e a terceira posições, com o #97 de Alex Lynn e Maxime Martin à frente de Marco Sørensen e Nicki Thiim. Com BMW da equipe MTEK, Augusto Farfus obteve o sétimo posto - 22º no geral. 
 
Já a GTE Am testemunhou a primeira pole da equipe Project 1 Porsche. Egidio Perfetti e Jörg Bergmeister cravaram 1min59s001 para assegurar o lugar de destaque do grid.
 
As 6h de Silverstone, na Inglaterra, acontecem a partir das 8h (de Brasília).