Endurance
09/10/2018 14:20

“Ansioso”, Alonso ‘vira a chave’ com WEC, segue maratona e volta a Fuji dez anos após vitória na F1

Foi em 12 de outubro de 2008 que Fernando Alonso levou a Renault à vitória no GP do Japão, que naquela temporada foi disputada pela última vez em Fuji. Agora, neste fim de semana, o bicampeão do mundo volta a acelerar no Mundial de Endurance na casa da Toyota
Warm Up / Redação GP, de Sumaré
 O Toyota #8 venceu as 6h de Silverstone (Foto: FIAWEC)
Fernando Alonso segue no Japão depois da disputa da 17ª etapa da temporada 2018 da F1, no último fim de semana. Mas agora, o bicampeão mundial ‘vira a chave’ e volta a atuar pelo WEC na casa da Toyota para as 6 Horas de Fuji, quarta etapa do campeonato, com a prova marcada para o próximo domingo (14). É a terceira de cinco provas seguidas que o espanhol corre: a maratona começou com o GP da Rússia, seguiu com o GP do Japão de F1 e, depois das 6 Horas de Fuji pelo WEC, continua com os GPs dos Estados Unidos e do México nas próximas semanas.
 
A prova deste fim de semana em Fuji marca o retorno de Alonso ao circuito onde venceu há dez anos. A conquista foi a última do asturiano pela Renault e também a última da escuderia anglo-francesa, que voltou ao grid da F1 como equipe oficialmente em 2016.
 
Pela Toyota, Alonso volta a se unir a Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima para defender a liderança da temporada na LMP1. O trio do Toyota TS050 Hybrid #8 briga pelo título mundial mesmo depois de ter perdido os pontos pela vitória na disputa das 6 Horas de Spa, prova disputada em agosto.
Fernando Alonso segue no Japão para disputar as 6 Horas de Fuji com a Toyota (Foto: FIAWEC)
“Estou ansioso para que chegue esta corrida. É minha primeira corrida com a Toyota em Fuji. É a corrida de casa para a equipe, portanto é muito importante para eles. Conheço a pista, tenho boas lembranças dela porque venci ali o GP do Japão de 2008, de modo que já sei o que é subir no lugar mais alto do pódio e espero voltar a fazê-lo”, declarou o espanhol.
 
“Vai ser muito importante na batalha pelos dois títulos mundiais”, ressaltando a luta da Toyota no Mundial entre os Construtores e do trio entre os pilotos.
 
Presidente da Toyota Gazoo Racing, a divisão esportiva da montadora japonesa, destacou a grande importância das 6 Horas de Fuji para a marca.
 
“Estivemos muito atarefados nessas últimas semanas nos preparando para a corrida de Fuji, na qual queremos entregar um resultado sólido e contundente aos nossos fãs. É muito especial porque é a primeira vez que vamos estar no Japão depois de vencer as 24 Horas de Le Mans”, disse.
 
“Depois de Le Mans, esta é a corrida mais importante para nós e, obviamente, queremos festejá-la com uma dobradinha. De modo que vai ser um fim de semana muito especial e de muita pressão para nós todos”, complementou.
 
Além do trio do protótipo #8, a Toyota vai contar novamente com Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López no TS050 Hybrid #7 neste fim de semana correndo em casa nas 6 Horas de Fuji.