Endurance

Alonso/Buemi/Nakajima sobrevive a chuva no fim das 1000 Milhas de Sebring e volta a vencer no WEC

A chuva bem que tentou mudar o jogo, mas o Toyota #8 de Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima voltou a vencer no Mundial de Endurance. O trio se beneficiou de incidente com o #7, que tocou retardatário sob comando de José María López

Grande Prêmio / Redação GP, de Berlim
O jejum de vitórias do Toyota #8 no Mundial de Endurance chegou ao fim. O trio composto por Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima encarou condições adversas nas 1000 Milhas de Sebring na noite de sexta-feira (15) para sábado, mas tirou o desafio de letra e voltou ao alto do pódio com certa tranquilidade.
 
A vitória veio, em parte, porque o outro carro da Toyota não teve uma noite tão tranquila. José María López, pilotando o #7, tocou um Aston Martin retardatário e terminou com danos, principalmente no assoalho. Foram duas voltas de ajustes nos boxes. Em um WEC atualmente com a marca japonesa soberana, o problema de um carro significou a tranquilidade do outro.
 
Dessa forma, o #8 pôde encarar a chuva da última hora de corrida evitando riscos. Os pneus de chuva extrema foram colocados tão cedo quanto possível. Não foi suficiente para evitar uma rodada de Nakajima, mas nada que comprometesse a vitória, confirmada sob safety-car após acidente de Loïc Duval nos últimos 15 minutos de atividade. Foi o primeiro triunfo do trio de Alonso desde as 24 Horas de Le Mans, com uma sequência de três provas no meio.
O pódio em Sebring (Foto: Reprodução/Twitter)
O Toyota de López, Mike Conway e Kamui Kobayashi terminou em segundo, apesar dos problemas. O pódio geral ficou completo com o trio Vitaly Petrov, Brendon Hartley e Mikhail Aleshin, representando a equipe SMP.
 
A LMP2, por sua vez, teve vitória de trio que ainda nem havia dado as caras no campeonato. Representando a Jackie Chan DC, o trio Will Stevens, Jordan King e David Hansson foi ao alto do pódio logo na primeira tentativa. O #36 da Signatech Alpine, com André Negrão dentre os pilotos, ficou em segundo.
 
Nos GTE, vitória dupla da Porsche. Na LMGTE Pro, Gianmaria Bruni e Richard Lietz tiveram sucesso com o 911 de número #91. A LMGTE AM, por sua vez, Christian Ried, Matthew Campbell e Julien Andlauer tiveram sucesso.
 
A próxima etapa do Mundial de Endurance está marcada para 4 de maio. Tratam-se das 6 Horas de Spa-Francorchamps.