Endurance
09/05/2018 12:29

Alonso revela arrependimento por não disputar Le Mans pela Porsche em 2015: “Hülkenberg levou a vaga e o troféu”

Fernando Alonso chegou a negociar com a Porsche para participar das 24 Horas de Le Mans em 2015, mas perdeu a vaga para Nico Hülkenberg – que saiu vencedor. O espanhol tem a chance de corrigir isso em 2018 ao lado da Toyota
Warm Up / Redação GP, de Porto Alegre
 Fernando Alonso (Foto: Steven Tee/McLaren)

Fernando Alonso chegou perto de disputar as 24 Horas de Le Mans em 2015 pela Porsche, mas não pôde ir em frente – a Honda, então parceira da McLaren, vetou o projeto do espanhol. Do sofá de casa, Alonso viu a marca alemã vencer a corrida lendária com o substituto Nico Hülkenberg, ao lado de Earl Bamber e Nick Tandy, o que logo causou arrependimento.
 
“Em 2015 eu cheguei muito, muito perto de correr”, contou Alonso. “Me arrependi por muito tempo porque o Nico [Hülkenberg] tomou a vaga e ainda levou o troféu. Em 2016 eu tentei novamente e em 2017 eu deixei um pouco de lado porque era uma situação diferente. Em 2018 eu fiz questão de transformar isso em uma possibilidade”, seguiu. A situação diferente foi a participação de Fernando nas 500 Milhas de Indianápolis, que terminou em abandono.
O #19 da Porsche venceu as 24 Horas de Le Mans em 2015 (Foto: Porsche)

A chance de Alonso em Le Mans vem em 2018, ao lado da Toyota. O espanhol vai disputar a temporada completa do Mundial de Endurance e, dada a superioridade dos japoneses sobre as outras equipes de LMP1, já surge como um forte candidato ao triunfo. Se tudo der certo, será a realização de um sonho que já dura alguns anos.
 
“Eu sempre tive interesse na corrida. Um dos meus melhores amigos, o Antonio García, correu de Corvette por muitos anos e venceu em Le Mans mais de uma vez. Ele me contava sobre como Le Mans é especial, então eu acompanhava a corrida desde aquela época e mais de perto desde 2012, 2013. Pensei que gostaria de fazer a corrida em um LMP1”, recordou.
 
O interesse de Alonso pelas 24 Horas de Le Mans tem a ver com a Tríplice Coroa do automobilismo, que também envolve o GP de Mônaco e as 24 Horas de Le Mans. O bicampeão da F1 já venceu no principado, faltando ainda as outras duas.
CAMINHO PARA VIRAR LENDA

TRÍPLICE COROA É O QUE SOBROU PARA CARREIRA DE ALONSO