DTM

Juncadella derrota Auer na estratégia e vence corrida 1 do DTM em Brands Hatch. Farfus é 2º

A primeira vitória de Daniel Juncadella no DTM veio com o apoio de uma estratégia acertada – o espanhol parou uma volta antes do líder Lucas Auer, ganhando tempo com pneus novos e tomando posição. Augusto Farfus também superou Auer, assegurando o primeiro pódio desde maio de 2016
Warm Up / VITOR FAZIO, de Porto Alegre
 Daniel Juncadella (Foto: DTM)
Em uma corrida do DTM que teve a estratégia como protagonista, Daniel Juncadella soube usar bem suas cartas. Pole, o espanhol perdeu a liderança para Lucas Auer na primeira volta, mas recuperou ao antecipar a parada obrigatória. Ganhando tempo com pneus novos, Juncadella encaminhou o triunfo na primeira corrida do fim de semana em Brands Hatch, neste sábado (11).
 
Juncadella parou uma volta antes de Auer e até voltou atrás em um primeiro momento, mas os pneus aquecidos permitiram uma ultrapassagem sobre o austríaco instantes depois. Quem também aproveitou a vulnerabilidade foi Farfus, que fez a manobra e garantiu o segundo lugar. Trata-se, inclusive, do primeiro pódio do brasileiro no DTM em mais de dois anos – o último veio em maio de 2016, em Hockenheim.
 
Farfus até chegou a sonhar com briga pela vitória, ficando 1s atrás de Juncadella após o ciclo de pits. O problema é que o espanhol logo imprimiu um ritmo superior, abrindo mais de 4s de vantagem em seguida. Foi a chave para vencer pela primeira vez no DTM.
Daniel Juncadella venceu pela primeira vez no DTM (Foto: DTM)
René Rast cruzou a linha de chegada em quarto, enquanto Philipp Eng foi quinto. A zona de pontos ainda contou com Gary Paffett, Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara, Marco Wittmann e Robin Frijns.
 
O DTM ainda tem uma segunda corrida em Brands Hatch, neste domingo. Depois, a categoria parte para Misano no fim de semana de 25 e 26 de agosto.

Saiba como foi a corrida 1 do DTM em Brands Hatch
 
A corrida começou com uma largada ruim do pole Daniel Juncadella, que deu uma derrapada ao acelerar e se viu superado por Lucas Auer, novo líder. A dupla se manteve assim, mas o que realmente chamou atenção foi o número de pilotos que foi aos boxes de imediato, ao fim da primeira volta.
 
Rast, Glock, Di Resta, Frijns, Spengler e Duval foram aos boxes, apostando na estratégia. Já renderia frutos: Duval perdeu controle e bateu já na segunda volta, causando o acionamento de bandeira amarela localizada. Wittmann e Müller aproveitaram para parar também, tentando alguma vantagem sobre os que esperariam mais tempo. Assim, oito dos dez pilotos do grid já estavam com pneus trocados.
Augusto Farfus teve o melhor resultado do ano em Brands Hatch (Foto: DTM)
Na frente, o top-5 seguia com Auer e Juncadella, além de Farfus, Eng e Paffett. Juncadella seguia colado no líder e companheiro, mas não a ponto de desenvolver uma ultrapassagem.

Enquanto as duas Mercedes brigavam na pista, as duas BMW que vinham atrás também pararam. Farfus e Eng vieram aos boxes na volta 5, voltando na frente de todos que entraram antes. Era um belo negócio para o brasileiro, agora sétimo e com pista livre para acelerar, ‘marcando’ os que parariam depois.
 
A marcação não deu tão certo, já que Juncadella parou na volta 8 e voltou na frente de Farfus, efetivamente virando o líder dentre os que já tinham parado. Somente Auer, Mortara, Wehrlein e Green seguiam com pneus velhos.
 
Auer parou na volta 9 com a missão de não perder posição para Juncadella. Fracassou: Lucas até voltou na frente, mas foi traído pelos pneus frios e acabou superado pelo espanhol. Farfus, que vinha logo atrás, pegou carona e também passou.
Lucas Auer (Foto: DTM)
A volta 13 começou apenas com Wehrlein ainda com pneus velhos. O líder virtual era Juncadella, com Farfus, Auer, Rast e Eng atrás. O ex-F1 não tinha vantagem suficiente para ir aos boxes e voltar ainda na ponta.
 
Quando Wehrlein parou e voltou em sétimo, começou a ficar claro que a corrida estava se encaminhando para Juncadella. O espanhol não tinha grande vantagem sobre Farfus – 1s0 –, mas tinha direito ao uso de DRS 11 vezes. O brasileiro, por sua vez, só poderia usar mais cinco nos últimos 28 minutos de prova.

Se na frente a corrida vivia um momento de estabilidade, o mesmo não podia ser dito do pelotão intermediário. Na briga pelo décimo lugar, último na zona de pontos, Frijns fazia uma atuação defensiva para segurar Glock. O alemão tentou uma manobra sobre o holandês, mas que só rendeu perda de tempo. Green aproveitou para atacar o ex-F1, mas o grande vencedor foi Rockenfeller, que aproveitou o enrosco para passar os dois de uma vez só. Enquanto isso, Frijns seguia em décimo.
 
Na frente, a impressão era que tanto Juncadella quanto Farfus estavam satisfeitos com os resultados e estavam apenas cuidando dos carros para alcançar a bandeira quadriculada. Auer até ensaiava uma aproximação para cima do brasileiro, mas sem sucesso.

Assim, a corrida se encerrou sem novas ultrapassagens, mas com um resultado marcante. Juncadella venceu no DTM pela primeira vez, e acompanhado no pódio de um Farfus que encerrou incômodo jejum.