Brasileiro de Turismo
09/12/2017 15:47

Di Mauro garante pole da etapa decisiva do BR de Turismo em Interlagos. Robe ‘marca’ rival e larga em segundo

Gaetano di Mauro assegurou sua primeira pole na temporada 2017 do Brasileiro de Turismo. Um resultado sempre importante, mas que foi neutralizado por Gabriel Robe. O gaúcho da Motortech, líder do campeonato com 34 pontos de vantagem, vai largar ao lado de Gaetano, fechando a primeira fila do grid da última prova do campeonato
Warm Up, de Interlagos / FERNANDO SILVA, de Sumaré
 Foi a primeira pole-position de Gaetano no seu ano de estreia no Brasileiro de Turismo (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)

O treino classificatório que definiu o grid de largada da corrida decisiva do Brasileiro de Turismo, categoria de acesso à Stock Car, marcou mais um embate entre os dois protagonistas da temporada: Gaetano di Mauro e Gabriel Robe. Para o piloto da W2/Shell Racing, basta não apenas vencer para ser campeão, mas também torcer para um revés do rival gaúcho da Motortech, que chegou a Interlagos com uma vantagem de 34 pontos na liderança. Na sessão da tarde deste sábado (9), Di Mauro levou a melhor e bateu Robe por 0s081 para garantir sua primeira pole-position na temporada.
 
No entanto, em que pese sempre a importância da pole-position, Robe neutralizou o resultado do paulista com o segundo lugar no grid de largada. Basta ao gaúcho ‘marcar’ novamente Di Mauro ao longo da corrida para deixar Interlagos como o novo — e último — campeão do Brasileiro de Turismo, que em 2018 vai se chamar Stock Light.

"Estou muito feliz, a equipe fez um grande trabalho. Já é um bom pé direito para começar o fim de semana. Desde os treinos estamos fortes, com um bom equilíbrio do carro para a corrida. Então é batalhar e manter a liderança do começo ao fim e seja o que Deus quiser", disse o dono da pole-position em Interlagos.
Gaetano di Mauro festeja a pole-position na etapa do Brasileiro de Turismo (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Di Mauro marcou 1min50s722 em sua melhor passagem, contra 1min50s803 de Robe. Pietro Rimbano, dono de duas vitórias na temporada, vai largar em terceiro e dividirá a segunda fila do grid com outro piloto da Academia Shell Racing, Vitor Baptista, que corre pela Full Time Academy.
 
De volta ao grid do Brasileiro de Turismo para a etapa deste fim de semana, Raphael Abbate vai largar na quinta posição com o outro carro da W2, atuando no lugar de Raphael Reis. E Lukas Moraes, outro jovem valor que volta ao grid da categoria neste fim de semana, completa a terceira fila, posicionando-se à frente do experiente Victor Guerín, da Carlos Alves, e de Gustavo Myasava, da MRF Motorsport.
 
Gustavo Frigotto, que ainda tem chances matemáticas de título, vai largar em nono, enquanto Luca Milani completa a lista dos dez primeiros de um grid bastante robusto, de 20 carros.
 
A prova decisiva do Brasileiro de Turismo em 2017 acontece neste domingo (10), à 13h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.
FALTA DE HONESTIDADE

PERDA DE ETAPA DA FÓRMULA E É DESASTROSA PARA SÃO PAULO